BLOG

Notícias e Novidades

We Are here For

Explore Solutions

Corretiva, Preditiva e Preventiva

Manutenção de Elevadores

Elevando a um novo patamar

We Are here For

Explore Solutions

We Are here For

Explore Solutions

Manutenção de Elevadores

Considerados os meios de transporte mais seguros do mundo, os elevadores apresentam índice de acidentes menor que carros e aviões, por exemplo, mas desde que recebam manutenção constante para continuar garantindo segurança aos passageiros.

Veja algumas informações importantes sobre manutenção de elevadores:

Embora tenham o papel de realizar transportes verticais de todas as pessoas que transitam por um edifício, bem como de cargas, os elevadores são meios de transporte extremamente necessários para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças.

Por isso, sempre que surgir alguma dúvida sobre a necessidade de manutenção, levar em consideração a segurança para esses públicos é uma forma de lembrar de fazer a manutenção com frequência.

Existem três tipos de Manutenção de Elevadores:

Manutenção Corretiva

Neste caso, um técnico é acionado para resolver um problema emergencial que tenha impedido o elevador de funcionar adequadamente, como nos casos em que as portas não se fecham corretamente ou quando o elevador trava entre dois andares.

Manutenção Preditiva

Este tipo de manutenção é realizada utilizando a mesma programação da Manutenção Preventiva, nesta é acrescentado através da supervisão o monitoramento da performance da máquina e outros componentes buscando possíveis falhas e tem o objetivo de evitar manutenções não programadas e assegurar a perfeita condição de uso do equipamento.

Essa manutenção regular ajuda a evitar que situações graves aconteçam, além de reduzir custos, já que danos causados por quebras de peças costumam ser mais caros e mais difíceis de resolver.

Manutenção Preventiva

Também conhecida como manutenção programada, a manutenção preventiva de elevadores é feita com o objetivo de evitar que os problemas aconteçam, verificando possíveis desgastes ou mau funcionamento de peças e componentes, antes que apresentem defeito.

Como funciona a Manutenção de Elevadores

Considerando que o objetivo é garantir o perfeito funcionamento do elevador, a manutenção reúne um conjunto de ações para monitorar, reparar e substituir peças com desgaste ou defeito.

Independentemente de o elevador ser usado em prédios comerciais ou residenciais, é recomendado que seja feita uma revisão completa ao menos uma vez ao ano, período que pode variar conforme a frequência e intensidade de uso do equipamento.

A legislação obriga a fixação de uma etiqueta na porta do elevador, detalhando o dia em que foi realizada a manutenção e a data em que será necessária uma nova revisão, indicando que o período entre as datas é seguro para utilização.

A manutenção técnica de elevadores contempla a verificação de diversos componentes, como quadros de comando e energia, cabo de aço, cabina, portas, botões, limitador de velocidade, contrapeso, entre outros.

Por que é importante contratar uma empresa especializada em manutenção de elevadores:

Em algumas regiões a legislação obriga a contratação de empresas credenciadas para fazer vistorias em elevadores, sejam eles residenciais ou comerciais, como forma de garantir o cumprimento das exigências de segurança previstas em lei.

Mas o que é importante considerar é que, mesmo onde não haja essa obrigatoriedade, vale a pena optar pela contratação de uma empresa credenciada, que oferece mais chances de uma vistoria correta, capaz de evitar acidentes que possam colocar passageiros em risco, e que ofereça garantia do serviço realizado.

E agora que você já sabe quanto é importante contratar uma empresa séria e especializada em manutenção de elevadores, entre em contato e conheça nossas soluções.